terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ajustar suspensões regulaveis

Capitulo 1

Coilovers rafeiros(aka low cost big shit) e outras chinesadas de pouco mais de 200euros ou as vezes nem a 200euros com portes chegam.



Ajustar suspensões reguláveis, é um tema que actualmente pouca gente dá importância, ou simplesmente dão mas é a importância errada, pois colocam a estética acima daquilo que uma suspensão deve realmente fazer, que é conferir segurança e performance á viatura, mantendo as rodas sempre em contacto com o solo em todas as situações e conforto para os ocupantes(mas também pelo preço de algumas suspensões não se pode esperar muito mais do que uma alteração estética apenas. Já diz o ditado, neste mundo recebe-se sempre aquilo que se paga e as vezes nem isso.)

Constantemente sou contactado com pessoas a queixarem-se de um problema, rebaixaram o carro e as transmissões batem na barra estabilizadora(em carros do grupo vag com carroçaria na base do golf mk4, tipo seat leon mk1, toledo mk1, audi a3, seat leon)

Ora bem....porque será? :-)

Pode ser por vários motivos, mas o mais frequente é porque rebaixaram demasiado(obviamente!!!!), e as transmissões e algumas situações ficam muito próximas da barra estabilizadora, acabando por colidir.

Há maneiras "fáceis" de combater este problema....nunca esquecendo que se isso está a acontecer é porque temos algo mal e portanto, se não vamos corrigir isso, é porque só vamos disfarçar o problema que pode até originar outros mais indesejáveis(!!!!!!!).

Uma delas, bastante simples aplicar anilhas de aumento no veio abaixo do batente, isto faz com que o carro quando chega á altura desejada não baixe mais ou um batente mais alto, tão simples quanto isto, a dificuldade pode ser depois encontrar o ponto que é o suficiente para impedir que bara mas que não prejudique em demasiado a suspensão, não faça o carro bater e saltar.




Outra solução, uma solução que muita gente até tem mas nem sequer sabem como funciona, pois compram normalmente kits de baixa qualidade que nem umas instruções em condições trazem e os vendedores que vendem este material também não percebem nada de suspensões e não sabem como isto funciona, é utilizar pendurais reguláveis:

Ora, e como funcionam estas bonitas peças???
Algumas pessoas pensam que ao esticar encolher elas vão deixar de bater na transmissão....ora bem, quem pensa isso certamente nunca se deu ao trabalho de olhar para lá a ver com olhos de ver o curso que a suspensão faz e a trajetória que descreve nos diversos componentes, pois elas se forem esticadas ou encurtadas vão as vezes bater até mais que os pendurais originais, pois são normalmente bem mais grossos que os pendurais originais e o espaço já não abunda e não há muito a fazer em relação a isso, o pendural original já tem praticamente o comprimento ideal.

Ora bem, perguntam-me então, qual é o mágico truque destas peças?
Simples, isto não é para aumentar o curso nem reduzir, mas sim para tirar ou dar -pré carga!!!(isto neste caso se solução não recomendada).

O que é pré-carga? muitos se baldaram as aulas de física no secundário e não estudaram as molas nem como funcionam, a barra estabilizadora, tenha ela que formato tiver é no fundo uma mola, apenas não é uma mola helicoidal como estamos acostumados a ver.



Como qualquer mola, á medida que lhe damos carga, ou seja, a apertamos, a força necessária para a deformar vai gradualmente aumentando, tensão na mola sobe, o que vamos então fazer?

Para lhe dar-mos pré carga, temos de dar comprimentos diferentes aos pendurais(aplicar força na alavanca), ou seja, um tem de estar mais curto que o outro, quanto maior a diferença, mais pré-carga se dá, menos o carro adorna em curva. tadaaaaa!!!(relembro novamente, isto não é o ideal, é uma coisa que funciona para este caso especifico, idealmente, seria alterar a posição fixação do pendular á barra para que a barra fizesse naturalmente mais força).

-É preciso ter no entanto atenção que isto se for levado ao exagero pode afetar o comportamento do carro(por norma com as barras originais isso não acontece pois não têm força para tal)...
-É preciso ter também atenção que se abusarem na précarga podem partir a barra,

Mas pronto, isto irá certamente ajudar muita gente que é o que espero com este blog.
Outra solução, subir ligeiramente :-D

Podem sempre tentar estas 3 soluções em conjunto de forma a obterem o resultado estético que pretendem, utilizar os aumentos, os pendurais e subir na mola, pois subir na mola também dá précarga e torna o carro mais duro, para não bater na barra, com isto tudo junto conseguem ter na mesma os carros baixos e sem baterem ;-)

!!!!!-Quem for muito endinheirado, o que não faz sentido, pois quem é endinheirado não compra uma suspensão de porcaria, pode também meter a barra estabilizadora do S3 que aperta nos amortecedores(precisam que os vossos coilovers mega baratos tenham ponto de fixação) para a barra, assim deixam de bater com as transmissões na barra, mas vão continuar a derreter peças pois a suspensão vai continuar a trabalhar com angulo incorreto na mesma e a afundar, outra hipotese, remover mesmo a barra, até porque se o carro estiver muito baixo a barra não funciona e não porque a barra só funciona se houver uma diferença considerável de curso de suspensão entre ambos os lados.




Importante, várias pessoas enviaram já comentários que ter pendurais diferentes, bla, bla, bla e pre carga vai fazer o carro ter um comportamento estranho e fugir para um dos lados e mais não sei o quê, bem, um golf mk4 não tem propriamente uma barra de 35mm que faz mais de 1500Kg de força.
O carro na posição direita\plana pouca carga tem, se tiver 3kg já é muito até porque com os pendurais diferentes se consegue na mesma apertar a barra á mão(e é o suficiente para na maioria dos casos resolver o problema de raspar, obviamente testei isto tudo que estou a escrever e relembro mais uma vez, isto não é o ideal, isto é só para ajudar quem não quer fazer o correto mas quer andar com o seu carro "estiloso"....) e mesmo assim a força é dividida uniformemente dos dois lados, só quando houver uma diferença a força atua com grande diferença.
Comportamento estranho? suspensões de meia dúzia de trocos estão á espera de quê, de ganhar as 24h de lemans? isto é uma solução que resolve um problema, não é a solução perfeita e ideal, eu não recomendo fazer isto.

Para quem nunca viu uma barra de competição ajustável, elas trabalham por vários princípios, diâmetro, comprimento, dureza do aço, comprimento da alavanca, pontos de fixação na estrutura nas extremidades e depois ainda há uma alavanca dentro do carro em algumas aplicações que faz precisamente dar pre carga ou mudar os pontos de ancoragem(procurem por carros de Turismo da década de 70,80,90 em que ainda eram utilizadas grande parte de equipamentos de série).

Isto não são soluções teóricas, aliás, a parte teórica de explicar não é propriamente o meu forte, isto são soluções testadas em várias viaturas e já com bons anos!

Eu no meu carro tenho um conjunto de suspensão em condições, bem ajustada(ajusto inclusive em balanças) e nunca em mais de 250mil km's tive um toque entre as transmissões e a barra estabilizadora, o dinheiro necessário para comprar o meu conjunto de suspensão dá para comprar e não estou a exagerar, 15 caixas de coilovers low cost, é 15 vezes melhor? não sei responder.
Sejam felizes e deixem quem quer ter aquilo que quer/pode, ajudem e partilhem.

Um comentário final para as "Pessoas Sensíveis", o que descrevi em cima é uma solução sucatance, que é uma mistura de carro de sucata, sucatado, com stance, um carro bonito de exposições mas que não vale um chavo, eu não concordo com essa filosofia mas que os há, há, e a primeira pessoa que me pediu ajuda para este problema foi um amigo, é um amigo que vai nessas coisas de estética e mariqui... ir a eventos ver quem tem o chaço mais bonito, com as jantes mais pintas etc,.... mas tenha ele todos os defeitos do mundo, é meu amigo e bom amigo, e mesmo não concordando ajudei-o dentro das possibilidades dele, partilhei isto para eventualmente ajudar outras pessoas








2 comentários:

  1. amigo, essa explicaçao é de quem nao sabe mesmo o que esta a dizer..fisica...barra estabilizadora ou torçao.... se tiver a aplicar diferentes afinacoes nas sua extremidade (uma vez que a barra esta presa perto do centro ao charrion) o carro parado ja esta a adornar para um dos lados como é obvio...as pistas tem mais curvas para um lado de para o outro (por norma sao mais direitas do que esquerdas) e os tirantes ajustaveis sao para o carro ter menos adorno para um dos lados, ou seja, se houver 2 curvas dieitas e 5 esquerdas, aplica se a torçao na barra no lado direito, vamos perder estabilidade em duas curvas e ganhar em 5....para nos comuns mortais, essa afinaçao apenas serve para reposicionar a barra quando se rebaixa o carro. pre-carga e carga é na suspençao, é a reaçao da mesma aos primeiros amortecimentos e a reaçao quando a supsençao ja percorreu uma quantidade do curso disponivel. para o efeito que o meu amigo fala, haver menos adorno (equilibrado para os dois lados claro....) utiliza se uma barra com menos torçao(menos permissiva que por norma sao mais grossas). resumindo, se o meu amigo faz isso aos seus clientes de deixar afinaçao diferente de ambos os lados...so se compençar com a suspençao..que nao faz sentido nenhum. o melhor é ver como funciona mesmo a barra estabilizadora!!!!! (fui mecanico na copa leon...e mesmo assim estou longe de estar completamente certo, no entanto a sua explicaçao...ou nao se explicou bem ou entao nao sabe....)
    peço desculpa pela frontalidade

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    1. Obrigado pelo comentário e não tem de pedir desculpa pela frontalidade, possivelmente não leu foi tudo ou não percebeu nada, esta solução não é a melhor solução efectivamente, até porque tendo uma suspensão em condições(taragem correcta e resposta de frequencia do amortecedor e barra indicada para o peso e caracteristicas do carro) e bem afinada não há muito mais a fazer-se e não é preciso andar com "maroscas" a tentar disfarçar coisas, isto é uma "solução" possivel de várias, para quem tem uma suspensão da treta...!
      A barra não fixa no centro do charrion no carro do assunto e não é sequer um eixo direito por causa da caixa de direcção, de um dos lados faz um "rebordo" o que seguindo uma teoria rigida também iria o carro ter comportamento estranho(há vários carros com barras não uniformes e pendurais diferentes e pendurais com pré-carga á venda no mercado muita gente é que não repara nisso, basta ver no google), mas não é isso que está em questão, pois a carga que vamos dar não é suficiente para tombar o carro para lado nenhum e a força fica distribuida de forma uniforme estamos aqui a falar de cerca de 15kg\cm se tanto numa barra super flexivel e que nada tem a ver com a montagem de uma barra de competição.
      e existem carros de competição com este sistema e que nada tem a ver com o numero de curvas, este principio não pode é ser aplicado em todo o tipo de barras nem de qualquer maneira.
      os cerca de 15kg\cm que vamos dar com o carro direito, em situação de curva fazem a diferença dos mm's necessarios para não raspar pois compensam um pouco o mau trabalho desempenhado pelas molas miseraveis de uns coilovers de fraca qualidade.
      Resumindo, isto nada tem a ver com performance, competição ou algo do genero, nem é uma coisa de qualidade, é apenas uma solução para quem é teimoso e continua a meter carros muito baixos e suspensões ranhosas.
      Não querendo estar a puxar "galardões", se trabalhou no copa, possivelmente conhece-me e não é provavelmente por eu ser propriamente ignorante nestes assuntos.
      Poderia fazer um blog a falar de suspensões e preparações de chassis de muitos muitos euros que é o que por norma faço e informação facilmente comprovavel até no google, mas a ideia foi mesmo aqui tentar ajudar um pouco a camada mais jovem que teima em meter suspensões ranhosas, fazer coisas mal feitas, meter material foleiro e depois tem problemas inevitaveis, isto são soluções ranhosas que atenuam ou resolvem problemas de quem as tem, não são coisas ideais.

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