terça-feira, 24 de julho de 2012

Como montar coilovers em golf mk4, seat leon, audi a3, audi TT, etc

How to install coilover suspension on golf mk4, seat leon mk1, audi a3, audi TT, skoda octavia, etc 
If you have any question please feel fre to contact me.

Como instalar coilover em golf mk4, audi a3, seat leon mk1, audi tt, skoda octavia e outros.


Este tutorial é dedicado a viaturas que utilizem o chassis proveniente do golf mk4, viaturas como o já referido golf, audi TT mk1, seat leon mk1, seat toledo, skoda octavia mk1.


Visto que é cada vez mais frequente a adoptação de sistema coil-over por utilizadores destas viaturas, fiz este pequeno tutorial, para ajudar quem se quiser arriscar, as fotos não são as melhores pois cada vez que tirava uma foto tinha de parar, limpar as mãos, pegar na maquina(como devem compreender....), mas em caso de duvida comuniquem.
O carro em questão já tinha suspensão coil-over anteriormente, mas encontravam-se em mau estado e foram substituídos por unidades novas, também foram substituídos os cabeçotes, os rolamentos de suspensão foram abertos, limpos e levaram massa nova(porque estavam bons), os casquilhos da barra estabilizadora foram substituídos, assim como os pendurais foram substituídos por uns reguláveis.

1- com o carro no chão, aliviar os parafusos da roda para depois com o carro no ar conseguirem retira-los
2- levantar o carro no ar e arranjar um suporte seguro para poderem trabalhar


3- retirar a tampa do topo de amortecedor e começar a desapertar, irão precisar de uma chave de humbraco e de uma chave de estria

4-desapertar o pendural da barra estabilizadora(convém desapertarem logo dos dois lados

5- desapertar parafusos de suporte de amortecedor na manga de eixo


6- aqui neste passo devem soltar todas as bichas, cabos e tubos do amortecedor e manga de eixo, é bastante fácil pelo que nem meti fotos, depois retirar o amortecedor(neste caso coil-over, mas o processo é exactamente o mesmo, metam, qualquer coisa, como na foto, a segurar a manga de eixo, pois se as vossas transmissões já estiverem "cansadas" podem-se desarmar todas ao ficarem esticadas e inclinadas, e para quem não estiver já acostumado a mexer em transmissões isso pode ser um grande problema...Se tiverem dificuldade em soltar o amortecedor da manga de eixo utilizem algo para abrir a manga de eixo, tipo uma chave de fendas grande e um martelo.




REPITAM OS MESMOS PASSOS DO LADO OPOSTO

___________________________________________________________________________________________________________________________________


Sempre que se troca de amortecedores deve-se trocar os cabeçotes, logo nem meti aqui a explicar como se desmontam os velhos, apesar de ser fácil; uma imagem vale mais que mil palavras, logo, metam novos!
[b]Velho vs novo:[/b]





Referencia dos cabeçotes originais





O coil-over armado, independentemente da marca, para ir ao sitio deve ficar algo como isto da foto, começando a descrever de cima para baixo, mola grande, espaçador, mola de assistencia, topo de amortecedor, rolamento, cabeçote, femea



Os rolamentos de topo de amortecedor são uma peça que geralmente não se desgasta muito, mas já que estão com a mão na massa, convém revisionar ou substituir, dependendo do estado deles, geralmente dão para reparar:


atenção ao montar que eles têm direitas, a parte com estrias fica para baixo, a parte lisa fica para o lado do cabeçote

Para apertar o cabeçote vão ter de usar algo como isto e ter boa força de braços, atenção que se estiverem a usar suspensões com cargas koni(kw v2, konig sport, koni sport e koni sport coils, não devem abusar da força de aperto, devem apertar só até ficar firme), para ser mais fácil apertar, devem apertar com a rosca do coil toda em baixo para a mola fazer menos força.
____________________________________________________________________________________________________________________________________

Substituir casquilhos da barra estabilizadora

Bem, não tem muito que saber, é desapertar um parafusos, sacar velho, meter novo e voltar a apertar, é preciso uma chave de caixa 13 e de preferencia um roquete pequeno para o serviço ser mais rapido senão perdem a juventude a apertar  :mrgreen:




Atenção que estes casquilhos têm direitas e medidas diferentes, logo, confirmem antes de comprar.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Trocar os pendurais também não tem muito que se lhe diga desde que tenham ferramenta minimamente em condições e forcinha nos braços.

Atenção, os pendurais regulaveis ao contrario do que alguns vendedores menos instruidos dizem não foram inventados para as transmissões não baterem na barra, pode até ficar pior, a função verdadeira deles é dar pré-tensão á barra estabilizadora não é para não raspar nas transmissões como muita gente julga.lol



___________________________________________________________________________________________________________________________________

Suspensão traseira

A suspensão traseira é a parte mais facil de se substituir, contudo, trabalhem sempre em segurança.

1- Aliviar rodas no chão
2 - levantar carro no ar, remover rodas
3 - colocar dois macacos, um por baixo de cada amortecedor e desapertar os parafusos de fixação do amortecedor, fazer nesta ordem, as fotos não estão por ordem, apenas como exemplo



4- com o parafusos do amortecedor desapertardo, descer os macacos para o eixo descer lentamente, as molas depois caem, devem meter os macacos pois se não meterem o eixo irá sair disparado


5 desapertar a parte de cima do amortecedor para o tirar do carro



6 - os cabeçotes traseiros, geralmente não se desgastam muito, logo, geralmente podem ser reaproveitados, para os tirarem é fácil, tirar a tampa de plastico e desapertar, depois montar nos novos

7- agora monta-se os afinadores traseiros, basicamente é pousa-los no sitio, e meter o parafuso e anilha


__________________________________________________________________________________________________________________________--

Agora, depois de tudo montado, rodas ao sitio, afinem a altura que desejam, igual dos dois lados, de preferência, a traseira um pouco mais alta que a frente e a frente não demasiado baixa, façam ai uns 500km's e depois alinhem a direcção.

Sem comentários:

Enviar um comentário